Tutorial referente à exportação da Consulta do Educacenso do ano de 2020.


1 - Acesse o SIGA e clique no menu Utilitários > Processamentos;



2 - Em Acadêmico, procure o processamento de Exportação para Educacenso 2020 e clique em F5-Executar;

Vale salientar que para cada ano existe uma configuração diferente do Educacenso e, portanto, este processamento se refere ao ano de 2020.



3 - Na nova tela aparecerão os Dados de referência.

Para preenchê-los e, caso a sua Instituição possua mais de uma Unidade, selecione uma primeira para ordem de preenchimento, mas lembrando que todas devem ser preenchidas e exportadas;



4 - Para cada layout do Educacenso, estão dispostos todos os campos requeridos já determinados, observe  selecione qual layout será preenchido primeiramente, lembrando que todos devem ser preenchidos;



5 - Na lista abaixo, são dispostos todos os campos com suas especificações, onde deverá ser informado o valor referente aquele campo para o Educacenso;

OBS: A Activesoft já sugere alguns valores de preenchimento dos campos, mas todos os campos desbloqueados podem ser alterados. Caso o campo não permita alteração de valor é porque, por padrão, ele deve constar dessa maneira na exportação.



Atente-se às especificações em relação aos campos, para referir os valores dentro dos tamanhos dos dígitos requeridos pelo Educacenso. Caso contrário, o sistema informará uma mensagem de alerta, como no exemplo abaixo:



Sempre leia as instruções do campo pois elas explicarão sobre o preenchimento do valor, como no exemplo de preenchimento abaixo: 



Além disso, constarão nas instruções também quando aquele não necessita de preenchimento. Exemplo:



Dessa maneira, preencha os valores dos campos digitando o valor dentro do grid ou no campo abaixo "Valor a ser informado" e clique no próximo campo que o sistema gravará aquele valor. Você também pode se utilizar das teclas para cima e para baixo do teclado para agilizar o processo de preenchimento;

Após preencher todos os valores, clique em Próximo;



6 - A tela a seguir é de pré-validação do arquivo. Caso a sua instituição possua mais de uma Unidade, confira se os dados serão dispostos em sequência, como mostra o exemplo abaixo, começando a Unidade II depois da primeira;

Depois, clique em "Próximo";



7 - Serão exibidas instruções e o formato de arquivo que será exportado;

Clique em "Ok" depois de ter lido;



8 - Selecione o local a ser salvo na máquina e clique em Salvar para finalizar a exportação;



9 - Por fim, aparecerá o caminho em que foi salvo o arquivo e o processamento será finalizado. Clique em concluir;