Pré-requisito: Parametrização de filantropia (clique aqui para acessar o tutorial)


É possível configurar no sistema diversos tipos de solicitação de desconto, cada um com suas características como tipo do formulário (filantrópico ou comercial), data de liberação da solicitação no Portal, séries dos alunos que podem solicitar, etc. 

Para configurar os tipos de solicitação acesse “Financeiro > Tabelas do financeiro > Tipo de solicitação de desconto”. Veja o exemplo abaixo:


Explicando cada campo do cadastro:

  • Definir documentos solicitados


Com a nova atualização é possível definir quais documentos serão solicitados, possibilitando ou não o upload pelo PortalWeb.


1 - Para isso clique em "Definir documentos solicitados" como mostrado abaixo;



2 - Clique em F2-Inserir para adicionar outro tipo de documento e defina a permissão pelo portal como sendo obrigatório ou opcional;
Após isso, clique em F5-Gravar e retorne à tela anterior;



  • Data inicial e Data final

    • Determinam o período de exibição deste tipo de solicitação no Portal Web, por exemplo:

      • Para que os responsáveis possam solicitar este tipo de desconto durante todo o mês de outubro de 2017, preencha a data inicial 01/10/2017 e a data final 31/10/2017;

      • A Escola pode informar também apenas um dos dois campos, para que o sistema condicione somente a data inicial ou final de exibição da solicitação;

      • Se ambas as datas estiverem vazias não haverá restrição de período para solicitação deste tipo de desconto.

  • Tipo de impedimento para solicitação de desconto

    • Ao preencher este campo, o sistema vai verificar, no momento da solicitação de desconto, se o aluno se enquadra em alguma restrição configurada no tipo de impedimento selecionado;

    • Os tipos de impedimento são definidos em “Tabelas > Tabelas do sistema > Tipos de impedimento”.

  • Exibir apenas as séries abaixo

    • Este parâmetro restringe a solicitação de desconto somente aos alunos vinculados às séries indicadas. Se não for preenchido, alunos de qualquer série podem ter este desconto solicitado.

  • Permitir solicitação se já tinha estes descontos

    • Quando um tipo de desconto e mês/ano é configurado neste campo, o sistema irá verificar se o aluno possui algum título de cobrança vinculado a este desconto. Se sim, o desconto poderá ser solicitado, e se não, o sistema não irá permitir.

  • Mensagem de renda mínima após solicitações de desconto

    • Se o campo Renda mínima for preenchido, o sistema irá comparar este valor com a renda per capita calculada no formulário no ato da solicitação. Se a renda per capita for abaixo da Renda mínima configurada, na próxima etapa na solicitação pelo Portal será exibida a Mensagem definida no parâmetro.

  • Cadastro de descontos:

O cadastro de descontos é um dos mais importantes na utilização do módulo Filantropia. Nele são definidos os descontos que a Escola irá trabalhar e suas particularidades, como percentual, classificação contábil, condicionamento à data do pagamento e formas de cálculo.

Geralmente os descontos já estão cadastrados quando este módulo é configurado, pois os descontos são definidos no início do uso do sistema, de modo que esta etapa visa a conferência dos cadastros de tipos de desconto. Acesse o cadastro de descontos em “Financeiro > Tabelas do financeiro > Desconto”, para garantir que as configurações dos descontos estão corretas.

Liberar formulário no portal:

Para que a solicitação de descontos seja disponibilizada para os responsáveis no Portal Web é necessário marcar o campo que habilita os link, acessando “Utilitários > Parâmetros > Filantropia > Solicitação de desconto > Habilitar e exibir link para solicitação de desconto na tela principal do responsável”, de modo que é possível configurar o sistema e só disponibilizar no Portal o serviço quando ele já estiver parametrizado. 



Clique aquipara saber como processar a solicitação de desconto