Alguns parâmetros para configurar o funcionamento do módulo Filantropia são acessados em “Utilitários > Parâmetros > Filantropia > Solicitação de desconto”:
1. Período de referência
Deve ser selecionado o ano letivo no qual o desconto está sendo solicitado. Por exemplo: se hoje é 01/09/2019 e o sistema está sendo configurado liberar as solicitações de descontos para 2020, o período definido neste campo deve ser de 2020.
Clique em F4-Alterar em Definir período e selecione o período desejado, podendo seleciona-lo em múltiplas unidades, marque os que deseja e clique em em "OK".
OBS: O sistema só permite um período por unidade;
2. Formato de geração do número da solicitação
Neste parâmetro a Escola escolhe uma entre duas opções de geração do número do processo de solicitação de descontos: se será somente um número sequencial ou se irá considerar também o período de referência das solicitações ou o tipo de desconto solicitado.
Não é comum que a Escola mude o formato de geração do número da solicitação depois que
o módulo está em uso, mas o sistema permite essa mudança e também possibilita que o operador informe manualmente o número do processo desejado, no cadastro da solicitação de desconto.
3. Situação da solicitação de desconto
Clique no botão para adicionar/excluir e inserir quais as situações serão utilizadas para a tela de análise. Dessa forma, a instituição pode escolher quais os melhores termos para análise do processo de solicitação;
Clique em F2-Inserir para cadastrar uma nova situação de solicitação de desconto, deixando-a ativa ou não e colocando a qual tipo se refere a análise;
Ainda, em F10-Usuários é possível alterar quais usuários do sistema terão acesso àquela solicitação/análise;
Somente os usuários vinculados poderão ter acesso, dessa forma é possível vincular clicando em adicionar e desvincular clicando em remover, como mostra a imagem abaixo;
Depois disso, selecione qual será o tipo de análise correspondentes às etapas de "aguardando documento" e "situação pendente";
Depois das configurações, clique em F5-Gravar;
Clique aqui para acessar o tutorial de como habilitar cadastros de novos responsáveis e alunos
4. Autorização de desconto no cadastro do aluno
Este parâmetro é acessado em “Utilitários > Parâmetros > Filantropia > Cadastro”. As opções disponíveis são:
Pode ser inserida manualmente
Permite que o operador insira normalmente uma autorização de desconto no cadastro do aluno.
Requer deferimento de uma solicitação
Não permite que a autorização de desconto seja inserida manualmente no cadastro do aluno. Para inserir é necessário que este desconto esteja vinculado a uma solicitação de desconto deferida.
4. Configurar agendamento:
Cabeçalho da tela de login:
- Quando a página da web é acessada pelo endereço cadastrado no “Link direto para
agendamento” o cabeçalho informado neste campo é exibido na tela de login.
Quantidade máxima de agendamentos por solicitante:
- Este campo limita a quantidade de agendamentos por responsável. Agendamentos cancelados não são considerados neste cálculo. Quando o responsável excede a quantidade de agendamentos o sistema exibe um comunicado para ele informando que o limite foi atingido.
Enviar e-mail após cada agendamento confirmado ou desmarcado?
- Quando este parâmetro está selecionado com “Sim”, um e-mail é enviado para o responsável no momento da realização do agendamento e também quando este agendamento é cancelado, seja pelo próprio responsável ou pelo operador do SIGA.
Marcar como realizados os agendamentos após a data do atendimento?
- Quando estiver definido como “Sim”, o sistema irá mudar a situação dos agendamentos pendentes para “Realizado” após a data prevista para atendimento.
- Quando “Não”, os agendamentos continuarão pendentes mesmo após a data prevista. O operador poderá ainda alterar a situação para “Realizado” manualmente.
Período de referência:
- Quando um período letivo é selecionado neste parâmetro, somente responsáveis que possuem alunos vinculados àquele período e ao seguinte a ele podem agendar atendimento;
- O período seguinte ao selecionado também é habilitado porque é comum que no final do ano letivo alguns alunos já estejam aprovados, e possuam vínculo somente no próximo período. Desta forma o responsável pode agendar atendimento tanto para tratar de assuntos relacionados ao período atual como do ano seguinte.
Permitir somente as séries abaixo:
- Restringe a permissão de solicitação de agendamento somente aos responsáveis que possuem alunos vinculados às séries selecionadas neste parâmetro.
Situação do aluno na turma:
- Restringe a permissão de solicitação de agendamento somente aos responsáveis que possuem alunos vinculados às situações na turma selecionadas neste parâmetro.
Mensagem caso o responsável seja impedido de efetuar o agendamento:
- É o texto exibido para o responsável no momento em que ele tentar acessar a funcionalidade de agendamento de atendimento, caso ele esteja em situação de impedimento;
- Geralmente a mensagem instrui o responsável a procurar a Escola para regularizar sua situação de impedimento;
- O tipo de impedimento acionado nesta operação é configurado em “Arquivos > Escolas e unidades > Unidades > Cadastro > Diversos > Configurações de impedimento > Impedimento para agendamento de atendimento”;
- O cadastro de tipos de impedimento está localizado em “Tabelas > Tabelas do sistema > Tipos de ocorrência”.
Mensagem personalizada:
- É a mensagem exibida para o responsável no momento em que ele acessar a funcionalidade de agendamento de atendimento;
- Normalmente a Instituição cadastra uma mensagem de boas vindas ou que explica o passo a passo para realizar o agendamento.
Mensagem de confirmação do agendamento e Mensagem de realização do agendamento:
- Textos exibidos para o responsável quando um agendamento é realizado com sucesso;
- Habitualmente a Escola confirma a disponibilidade de atendimento no dia e horário marcado e agradece o contato.
Texto html do e-mail a ser enviado com a confirmação:
- Este será o conteúdo de confirmação do agendamento enviado por e-mail para o responsável, quando o parâmetro “Enviar e-mail após cada agendamento confirmado ou desmarcado?” estiver definido como “Sim”;
- É possível utilizar também imagens e diversas opções de formação de texto, porque o parâmetro aceita o uso de tags html;
- A mensagem de cancelamento do agendamento é fixa.
Este é um exemplo:
Desmarcação realizada em: 10/09/2015 17:00:00
Atendimento estava marcado para:
Data: 14/09/2015 (Segunda-feira)
Hora: 8:30
Sala: Sala 03
Responsável: Anísio Teixeira
Não haverá atendimento.