Alguns parâmetros para configurar o funcionamento do módulo Filantropia são acessados em “Utilitários > Parâmetros > Filantropia > Solicitação de desconto”:



        1. Período de referência

Deve ser selecionado o ano letivo no qual o desconto está sendo solicitado. Por exemplo: se hoje é 01/09/2019 e o sistema está sendo configurado liberar as solicitações de descontos para 2020, o período definido neste campo deve ser de 2020.

Clique em F4-Alterar em Definir período e selecione o período desejado, podendo seleciona-lo em múltiplas unidades, marque os que deseja e clique em em "OK".

OBS: O sistema só permite um período por unidade;

 

2. Formato de geração do número da solicitação

Neste parâmetro a Escola escolhe uma entre duas opções de geração do número do processo de solicitação de descontos: se será somente um número sequencial ou se irá considerar também o período de referência das solicitações ou o tipo de desconto solicitado.



Não é comum que a Escola mude o formato de geração do número da solicitação depois que
o módulo está em uso, mas o sistema permite essa mudança e também possibilita que o operador informe manualmente o número do processo desejado, no cadastro da solicitação de desconto.


    3. Situação da solicitação de desconto


Clique no botão para adicionar/excluir e inserir quais as situações serão utilizadas para a tela de análise. Dessa forma, a instituição pode escolher quais os melhores termos para análise do processo de solicitação;



Clique em F2-Inserir para cadastrar uma nova situação de solicitação de desconto, deixando-a ativa ou não e colocando a qual tipo se refere a análise;



Ainda, em F10-Usuários é possível alterar quais usuários do sistema terão acesso àquela solicitação/análise;



Somente os usuários vinculados poderão ter acesso, dessa forma é possível vincular clicando em adicionar e desvincular clicando em remover, como mostra a imagem abaixo;



Depois disso, selecione qual será o tipo de análise correspondentes às etapas de "aguardando documento" e "situação pendente";



Depois das configurações, clique em F5-Gravar;



Clique aqui para acessar o tutorial de como habilitar cadastros de novos responsáveis e alunos


    4. Autorização de desconto no cadastro do aluno

Este parâmetro é acessado em “Utilitários > Parâmetros > Filantropia > Cadastro”. As opções disponíveis são:

  • Pode ser inserida manualmente

    • Permite que o operador insira normalmente uma autorização de desconto no cadastro do aluno.

  • Requer deferimento de uma solicitação 

    • Não permite que a autorização de desconto seja inserida manualmente no cadastro do aluno. Para inserir é necessário que este desconto esteja vinculado a uma solicitação de desconto deferida.


        4. Configurar agendamento:



Cabeçalho da tela de login:

  • Quando a página da web é acessada pelo endereço cadastrado no “Link direto para

agendamento” o cabeçalho informado neste campo é exibido na tela de login.


Quantidade máxima de agendamentos por solicitante:

  • Este campo limita a quantidade de agendamentos por responsável. Agendamentos cancelados não são considerados neste cálculo. Quando o responsável excede a quantidade de agendamentos o sistema exibe um comunicado para ele informando que o limite foi atingido.


Enviar e-mail após cada agendamento confirmado ou desmarcado?

  • Quando este parâmetro está selecionado com “Sim”, um e-mail é enviado para o responsável no momento da realização do agendamento e também quando este agendamento é cancelado, seja pelo próprio responsável ou pelo operador do SIGA.

Marcar como realizados os agendamentos após a data do atendimento?

  • Quando estiver definido como “Sim”, o sistema irá mudar a situação dos agendamentos pendentes para “Realizado” após a data prevista para atendimento.
  • Quando “Não”, os agendamentos continuarão pendentes mesmo após a data prevista. O operador poderá ainda alterar a situação para “Realizado” manualmente.


Período de referência:

  • Quando um período letivo é selecionado neste parâmetro, somente responsáveis que possuem alunos vinculados àquele período e ao seguinte a ele podem agendar atendimento;
  • O período seguinte ao selecionado também é habilitado porque é comum que no final do ano letivo alguns alunos já estejam aprovados, e possuam vínculo somente no próximo período. Desta forma o responsável pode agendar atendimento tanto para tratar de assuntos relacionados ao período atual como do ano seguinte.


Permitir somente as séries abaixo:

  • Restringe a permissão de solicitação de agendamento somente aos responsáveis que possuem alunos vinculados às séries selecionadas neste parâmetro.


Situação do aluno na turma:

  • Restringe a permissão de solicitação de agendamento somente aos responsáveis que possuem alunos vinculados às situações na turma selecionadas neste parâmetro.


Mensagem caso o responsável seja impedido de efetuar o agendamento:

  • É o texto exibido para o responsável no momento em que ele tentar acessar a funcionalidade de agendamento de atendimento, caso ele esteja em situação de impedimento;
  • Geralmente a mensagem instrui o responsável a procurar a Escola para regularizar sua situação de impedimento;
  • O tipo de impedimento acionado nesta operação é configurado em “Arquivos > Escolas e unidades > Unidades > Cadastro > Diversos > Configurações de impedimento > Impedimento para agendamento de atendimento”;
  • O cadastro de tipos de impedimento está localizado em “Tabelas > Tabelas do sistema > Tipos de ocorrência”.


Mensagem personalizada:

  • É a mensagem exibida para o responsável no momento em que ele acessar a funcionalidade de agendamento de atendimento;
  • Normalmente a Instituição cadastra uma mensagem de boas vindas ou que explica o passo a passo para realizar o agendamento.


Mensagem de confirmação do agendamento e Mensagem de realização do agendamento:

  • Textos exibidos para o responsável quando um agendamento é realizado com sucesso;
  • Habitualmente a Escola confirma a disponibilidade de atendimento no dia e horário marcado e agradece o contato.


Texto html do e-mail a ser enviado com a confirmação:

  • Este será o conteúdo de confirmação do agendamento enviado por e-mail para o responsável, quando o parâmetro “Enviar e-mail após cada agendamento confirmado ou desmarcado?” estiver definido como “Sim”;
  • É possível utilizar também imagens e diversas opções de formação de texto, porque o parâmetro aceita o uso de tags html;
  • A mensagem de cancelamento do agendamento é fixa.

    Este é um exemplo:


Desmarcação realizada em: 10/09/2015 17:00:00

Atendimento estava marcado para:

Data: 14/09/2015 (Segunda-feira)

Hora: 8:30

Sala: Sala 03

Responsável: Anísio Teixeira

Não haverá atendimento.