Como gerar cobranças em lote por plano de pagamento
Aprenda a emitir cobranças para todos os alunos de uma turma de uma só vez, usando um plano de pagamento previamente configurado.
A geração de cobranças em lote por plano de pagamento permite que a escola otimize a emissão de boletos para todos os alunos de uma turma de forma rápida e segura, a partir de um plano previamente configurado. Neste artigo, você aprenderá o passo a passo para usar essa rotina corretamente e quais pontos de atenção considerar durante o processo.
Nesta página
1Como acessar a geração de cobranças em lote
Antes de iniciar a geração, certifique-se de que os planos de pagamento já estejam cadastrados no sistema.
- No canto superior esquerdo, selecione [Financeiro].
- No painel inicial, clique em [Gerar cobranças] e, em seguida, em [Por plano de pagamento em lote].
A geração é feita por turma. Se a série possui três turmas distintas, o processo deverá ser repetido três vezes, uma para cada turma.
2Preencha os dados da turma
Na tela de geração, informe os dados da turma que receberá as cobranças.
- Período: virá preenchido com o período mais recente (ex.: 2025).
- Curso: selecione o curso desejado (ex.: Ensino Fundamental).
- Série: selecione a série (ex.: 7º Ano).
- Turma: escolha a turma (ex.: A - Manhã).
Campos com (*) são obrigatórios.
3Selecione a situação dos alunos e defina o plano de pagamento
Indique qual a situação dos alunos na turma que devem receber as cobranças, como por exemplo "Cursando".
Em seguida, defina o plano de pagamento. Você poderá escolher entre duas opções:
- Definir um plano igual para todos os alunos: escolha manualmente o plano de pagamento que será aplicado a todos os alunos da turma.
- Utilizar plano similar ao da turma anterior: o sistema reaproveita o plano de pagamento usado na turma anterior do aluno.
Para alunos em pré-matrícula, apenas títulos configurados para pré-matrícula serão gerados. Para alunos ativos, todas as parcelas (exceto as já cobradas na pré-matrícula) serão geradas.
4Configure a aglutinação com títulos existentes
Escolha se deseja aglutinar os lançamentos com títulos já existentes no cadastro dos alunos.
Opções de aglutinação
Opção
Descrição
Sim
Os lançamentos serão unificados aos já existentes, desde que sigam as regras: mesmo aluno e responsável; mesma data de vencimento; mesma forma de recebimento; situação em aberto; não registrados em agente de cobrança; não impressos; não enviados.
Não
Novas cobranças serão criadas individualmente para cada aluno.
Escolas com parceria com fintechs ou edutechs (como garantias de receita) não podem utilizar aglutinação.
5Confirme os alunos e acompanhe o processamento
- Clique no botão [Próximo] para ir à etapa de confirmação.
- Marque os alunos que devem receber as cobranças e clique em [Processar].
Para alterar informações antes do processamento, clique em [Voltar].
Na etapa final, o sistema exibirá o andamento do processamento. Após a finalização, os títulos estarão disponíveis no cadastro financeiro dos alunos.
Prontinho! Agora você já sabe como gerar cobranças em lote por plano de pagamento no Activesoft de forma prática e organizada. Essa funcionalidade é ideal para otimizar o tempo da equipe financeira e garantir consistência nos lançamentos por turma.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.