O SIGA recebe as marcações feitas pelo módulo Controle de Acesso, desenvolvido pela Activesoft, e também por soluções externas como catracas ou relógios de ponto. Uma vantagem é que a Escola poderá visualizar todas as marcações de entrada e saída no SIGA, sem precisar utilizar outro software, mantendo todos os dados juntos na mesma ferramenta.
A marcação de frequência pode ser realizada de duas formas:
Offline
O SIGA importa marcações que já aconteceram, a partir de dados gerados em outros programas;
Estes programas podem ou não controlar as pessoas, permissões de acesso, etc., inclusive o cliente pode até ter mais de um programa ou tipo de catraca, que o SIGA fará a leitura dos arquivos normalmente.
Online:
O sistema irá consultar o cadastro da pessoa no SIGA para identificar sua permissão de acesso e registrar no banco de dados os dados de frequência marcados, que podem ser diferentes da frequência apurada.
Importante ressaltar que o cadastro de marcações de entrada e saída do sistema SIGA controla alunos, responsáveis e professores. O SIGA não controla visitantes ou fornecedores.
⚠️Atenção:
Lembre-se que o sistema também não deve ser usado como ponto eletrônico para professores e funcionários, pois não foi projetado para ser homologado pelo Ministério do
Trabalho e Emprego (MTE). Algumas Escolas usam para controlar o acesso aos ambientes,
mas de forma complementar ao registro de ponto. Se necessário, funcionários podem ser inseridos no cadastro de Professores.
Para visualizar as marcações acesse [Frequência > Marcações de entrada e saída].
Nesta tela é possível pesquisar marcações aplicando filtros por data, coletores, vínculo de alunos com turmas, tipo e nome de pessoa:
Uma observação importante sobre o filtro por turmas é ele permitir filtrar apenas os alunos que estão vinculados às turmas escolhidas, mas as marcações exibidas não têm relação com a turma em si.
Exemplo: o aluno Monteiro Lobato é das turmas “8ª A”, do turno matutino, e “Basquete B3”, que tem aulas à tarde. Se eu filtrar as marcações de alunos da “8ª A” o sistema exibirá as marcações feitas por Monteiro Lobato às 07h10 e às 15h00.
Os dados exibidos na tabela representam fielmente as marcações de entrada e saída, sem interpretar ainda como Presença, Atraso ou Falta. As informações fornecidas são:
- Data da marcação;
- Nome da pessoa;
- Horário de entrada ou saída;
- Coletor de entrada ou saída;
- Comentário de entrada ou saída;
- Responsável na saída;
A partir desta tela também é possível emitir um relatório que exibe os dados da pesquisa. Ele permite ordenar as informações por data da marcação ou por pessoa.
Para imprimir, após executar a pesquisa, clique em [F10-Relatórios] e selecione o [Relatório de marcações de entrada e saída] e depois clique em [F10-Imprimir].
Como visualizar as marcações de um aluno
Em algum momento a Escola pode precisar acessar rapidamente as marcações de um aluno em particular, seja para analisar a evolução das marcações durante dias consecutivos ou para levantar dados antes de uma reunião com os pais, para citar alguns exemplos.
Se esta for a necessidade, é mais fácil consultar os registros diretamente no cadastro do aluno ao invés de utilizar a tela que exibe todas as marcações, explicada anteriormente.
Via Sistema Desktop:
Para isso, no cadastro do aluno clique em [Operações > Frequência].
Nesta tela você deve indicar as datas inicial e final que deseja verificar e clicar em [F9-Pesquisar]. Os dados exibidos são os mesmos da outra tela de visualização de marcações, que não é específica por aluno:
Data da marcação;
Horário de entrada ou saída;
Coletor de entrada ou saída;
Comentário de entrada ou saída;
Nome do responsável da saída.
Via Sistema web:
[Menu Acadêmico > Cadastro de alunos > Cadastros > [Gestão de presença]]
Também é possível emitir [Relatório de marcações de entrada e saída] a partir desta tela.
Uma forma prática de utilização deste relatório é para obtenção de dados referentes às marcações do aluno antes do atendimento da Coordenação, por exemplo. Lembrando que as marcações ainda não consideram Presença, Atraso e Falta, pois esses dados são definidos no momento da Apuração.
Prontinho ❤️! Agora você já sabe como consultar e emitir relatórios com as marcações de entrada e saída no SIGA, seja de forma geral ou individualizada por aluno. Essa funcionalidade garante mais controle sobre a rotina escolar, centralizando as informações em um único sistema e facilitando a análise por parte da coordenação e secretaria.
Lembre-se de que essas marcações ainda não representam presença ou falta — essa apuração acontece em um momento posterior.
Se este artigo foi útil para você, não esqueça de avaliá-lo aqui embaixo! Sua opinião é super importante para continuarmos melhorando nossos conteúdos 😉.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.