A Avaliação por Relatório é uma modalidade de avaliação disponível nos planos [Básico], [Padrão] e [Avançado] do Activesoft. Ela é especialmente utilizada para turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental – até o 2º ano e também para Educação Inclusiva.
Neste modelo, o desempenho dos alunos é registrado pelos professores por meio de [pareceres descritivos], seguindo o plano pedagógico da escola. Por se tratar de uma avaliação qualitativa, não é gerado um histórico escolar com base nesse tipo de registro.
Passos para utilizar a Avaliação por Relatório
-
[Verifique o plano contratado]: o módulo está disponível nos planos Básico, Padrão e Avançado.
-
[Ative a funcionalidade na série]: no cadastro da série, a opção [Avaliação por relatório] deve estar habilitada.
-
[Cadastre as fases de notas]: mesmo que o relatório não utilize notas numéricas, é necessário cadastrar as fases (bimestre, trimestre ou semestre) em [Avaliação por notas], pois a tabela de fases é compartilhada.
-
[Copie as disciplinas para o período desejado]: use a funcionalidade de [cópia de grade curricular] para manter a estrutura entre os períodos.
-
[Vincule professores às disciplinas e turmas]: isso garante que eles possam lançar os pareceres no sistema.
-
[Copiar o sistema avaliativo entre períodos]: siga o roteiro disponível no sistema.
→ Importante: caso o modelo avaliativo da escola tenha sido alterado, envie um e-mail para [atendimento@activesoft.com.br] com:
-
Regimento interno (seção sobre avaliações);
-
Autorização formal da coordenação e do(a) mantenedor(a) para a mudança.
-
Regimento interno (seção sobre avaliações);
Observações importantes
-
Este modelo não gera histórico escolar automático.
-
A situação final do aluno no período (ex: Aprovado ou Reprovado) não é gerada automaticamente. Para registrar o encerramento do período, utilize a funcionalidade [Finalizar turmas] no caminho:
→ [Acadêmico] > [Controle acadêmico] > [Finalizar turmas]
Conteúdo Relacionado
Consulte o artigo: Como finalizar uma turma no sistema?
Consulte o artigo: Como ativar avaliação por relatório em uma série?
Prontinho ❤️! Agora você já sabe como utilizar a Avaliação por Relatório no Activesoft de forma clara e conforme o plano pedagógico da sua escola. Essa funcionalidade é ideal para registrar o desenvolvimento dos alunos nas etapas iniciais com sensibilidade e personalização.
Se este artigo foi útil para você, não esqueça de avaliá-lo aqui embaixo! Sua opinião é super importante para continuarmos melhorando nossos conteúdos 😉.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.